Boletim nº 195 - São Paulo, 11 de novembro de 2005
   
Caro Leitor,
CÓDIGO DE ÉTICA NAS EMPRESAS
             Enquanto a mídia se incumbe de disseminar atos de corrupção no Brasil e no exterior, vale a pena refletir sobre ética empresarial.
            "Nossa empresa é ética. Temos uma filosofia de trabalho que prioriza a coerência entre o que se diz e o que se faz. Preservamos nossos valores. Somos reconhecidos no mercado por essa nossa postura. Assim, não precisamos implantar código de ética".
            Não raro este comentário advém de empresários que exercem importante papel de liderança, sem perceberem as reais vantagens de adotar, para suas empresas, códigos de ética ou guias de conduta.
            De modo muito simples e resumido pode-se afirmar que é ético aquele que podendo escolher livremente, elege o bem e não o mal e age assim de modo constante, baseado em sua consciência bem formada e na boa fé. A fonte da ética é a própria realidade humana, o ambiente em que se vive. Assim, o ambiente de trabalho, no qual os profissionais passam grande parte de seu dia, se desenvolve em uma sucessão de escolhas e de prática de virtudes, que nada mais são do que a concretização de valores transformados em ação.
           Mas o que tem isso a ver com o Código de ética? Tem tudo a ver. O Código de ética é um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua missão, visão e valores.
           Deve ser concebido pela própria empresa, muitas vezes com o auxílio de consultores externos, e expressar a sua cultura. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. Além disso envolve e estimula a consciência dos colaboradores, que passam a se questionar e aos próprios colegas sobre as suas condutas .
            É imperioso que haja consistência e coerência entre o que está disposto no Código de Ética e o que se vive na organização. Se o código de conduta, de fato cumprir o seu papel, sem dúvida significará um diferencial que agrega valor à empresa. Isso conduz à possibilidade de explorar um caminho que abre espaço para que percorram juntos, sem antagonismo, os valores intangíveis e os resultados econômicos da organização.

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