Expressão da Alma Brasileira

Terezinha Ana dos Santos Souza

Introdução

A música é a estética do som, e é necessário que o som seja trabalhado, configurado, organizado para atingir o sentimento e a expressão do belo.

"Música é a expressão por meio do som, de certo modo organizado" (Caldeira Filho).

"Villa Lobos é como uma cachoeira que se despenha do alto. Tudo nela é tumulto, mas em breve, quando tornar à planície, será o caudal que há de espelhar todas as belezas naturais da nossa terra" (Coelho Neto).

"Não há dúvida que, de todos os compositores de nosso tempo, o que mais profundamente deixará gravado o seu nome para sempre, será Heitor Villa Lobos. A sua música desafia os séculos" (Carlton Sprague Smith, da Biblioteca de Nova York).

Heitor Villa Lobos afirmou: "A música é a bandeira sonora dos povos; mais depressa se identifica uma Nação através de sua música do que qualquer outro elemento" (1º Festival Latino Americano, Caracas - Venezuela).

Terezinha Ana dos Santos Souza - Diplomada em piano pelo Instituto Musical de S. Paulo, e Canto Orfeônico pelo Conservatório Paulista, em 1954 - ano do 4º centenário de São Paulo, sendo diretor o Maestro João Batista Julião. Villa Lobos integra seu quadro de formatura como homenageado. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Marília, SP, com Especialização em Orientação Educacional.
Ao longo de seu magistério musical a A. organizou inúmeros corais, adotando as canções de Villa Lobos. É de se admirar toda a obra de Villa Lobos, compositor universal, o maior folclorista brasileiro, que orquestrando e regendo suas próprias composições, elevou e projetou internacionalmente a música pátria.

 

 

 

 


clique aqui para conhecer mais sobre Villa Lobos

 

 


Heitor Villa Lobos
(1887 - 1959
)