Livros


Sinopse do livro

A Constituição norte-americana é democrática?
Autor(es): Robert A. Dahl
Editora: Editora FGV
Edição: 1ª Edicao


Robert Dahl, ganhador do Johan Skytte Prize — o Nobel da Ciência Política — argumenta que não se deve ter medo de examinar a Constituição americana e de considerar alternativas para chegar a uma sociedade mais democrática



Um dos mais eminentes cientistas políticos do século XX, Robert Dahl questiona neste livro instigante, lançado pela Editora FGV, até que ponto a Constituição norte-americana promove metas democráticas. O autor revela os elementos potencialmente antidemocráticos do texto, explica por que eles se encontram nesse documento, compara o sistema constitucional norte-americano com outros sistemas democráticos e investiga como poderíamos alterar nosso sistema político para alcançar maior igualdade entre os cidadãos



Dahl (1915 – 2014), ao longo de sua carreira, recebeu incontáveis homenagens, como o Johan Skytte Prize, o equivalente ao Prêmio Nobel para área da Ciência Política. Foi um dos fundadores da moderna análise política e participou da “behavioral revolution”, que enfatizava a observação do comportamento político real e a análise cuidadosa das evidências empíricas apresentadas para apoiar proposições teóricas.



Possuía uma teoria pluralista da democracia, que valorizava conflitos e instabilidade como fatores capazes de impedir o monopólio do poder por uma maioria. Porém, por outro lado, entendia que a excessiva proteção dos direitos das minorias tende a consolidar as divisões. Essas poucas ideias polêmicas, dentre tantas outras, dão bem a importância deste livro, que chega finalmente às mãos do leitor brasileiro na precisa tradução de Vera Ribeiro, tendo passado pela revisão técnica do professor Mário Brockmann Machado, PhD em Ciência Política  pela Universidade de Chicago e  professor titular  da FGV Direito Rio, que também assina a orelha do livro.



Robert A. Dahl foi titular da cátedra Sterling de Ciência Política, professor emérito da Universidade Yale e ex-presidente da Associação Norte-americana de Ciência Política. É autor de numerosos livros, alguns lançados no Brasil, como Sobre a Democracia (Ed. UnB); Poliarquia: participação e oposição (Ed. USP); Um Prefácio à Democracia Econômica (Ed. Jorge Zahar); Um Prefácio à Teoria Democrática (Ed. Jorge Zahar); e Análise Política Moderna (Ed. UnB).



“Robert A. Dahl (...) é tão cumulado de honrarias quanto pode ser um intelectual. (...) Ele sabe o que diz. E pensa que há algo errado na Constituição.”



 



— Hendrik Hertzberg, New Yorker





 

 

ACADEMUS.PRO.BR - E-mail: academus@academus.pro.br
© Copyright 2001-2018 Academus.pro.br - Todos os direitos reservados