Nosso conteúdo

Notícias

Voltar

Exposição em cartaz no IEA levanta reflexões sobre o papel da universidade

por JORNAL DA USP em 5/13/2021

Espaço em Obra A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

A exposição em formato virtual About Academia, do artista catalão Antoni Muntadas, em cartaz no Instituto de Estudos Avançados da USP, é o tema desta coluna do professor Guilherme Wisnik. Esse trabalho audiovisual consiste em uma série de entrevistas com figuras centrais ligadas ao mundo universitário norte-americano e “coloca em discussão a pertinência daquele modelo, muito mais baseado no privado do que no público, como um modelo global, apontando o fato de que a centralidade das universidades, nos vários contextos mundiais nos quais se insere, deveria responder aos seus contextos e não a essa abstração”.

A partir disso, o artista levanta algumas dicotomias que levam a uma reflexão comparativa sobre aspectos como, por exemplo, a dualidade entre a Academia e a universidade, ou entre o público e o privado. “Para nós, é fundamental pensar o papel da Academia ou da universidade, hoje e no futuro, no seu contexto brasileiro da universidade pública e de acesso universal, com sua política de cotas […] e no fortalecimento desse movimento de democratização da universidade e de rompimento das fronteiras entre a universidade e a sociedade”, argumenta Wisnik.

Segundo ele, a exposição levanta essas questões pelo filtro de um artista que sempre pensou as traduções, “a questão de Muntadas é de que modo traduzir contextos, traduzir mídias, traduzir linguagens e fazer as pessoas conversarem e se entenderem”.