Nosso Conteúdo

Artigos

Voltar

Pesquisa Jurídica na Internet

por Marcelos Dovera em 5/14/2021

Pesquisa Jurídica na Internet

Mudam os tempos, muda o ambiente de trabalho do operador do Direito. Até recentemente, a melhor imagem do escritório, gabinete de um advogado, de um procurador ou de um magistrado era uma sala repleta de livros, periódicos, fichários, etc.

Hoje, o espaço físico de trabalho do profissional do Direito pode ser resumido a um computador ( ligado à Internet ) e uma impressora.

Para quem observa essas mudanças poderia se perguntar: os instrumentos do operador do direito são outros? Houve transformação da essência dos meios utilizados?

A resposta é relativamente simples: não. Os instrumentos de trabalho são os mesmos. O que houve efetivamente foi uma radical modificação das formas tradicionalmente manejadas.

Cada vez mais presente na vida dos operadores do Direito, a Internet começa a encantar o universo jurídico. As páginas jurídicas estão, cada vez mais, desempenhando o caráter de utilidade pública e utilização em todos os Órgãos Públicos e Escritórios de Advocacia.

No entanto, dentro desses ambientes de trabalho, as mudanças parecem muito lentas, devido e desconhecimento dos procedimentos adequados e utilitários que a Internet Jurídica oferece. Boa parte dos profissionais do direito ainda vêm o computador como mero editor de texto e armazenador de documentos.

Para otimizar todo esse processo de informatização, a Internet surge como o maior recurso de acesso à informação ágil e atualizada, rompendo de vez com as barreiras de espaço geográfico e tempo. Hoje, quase todos os Tribunais disponibilizam suas páginas na web permitindo a busca de processos, jurisprudências, legislação e informações de utilidade jurídica. Toda a informação jurídica que precisamos já está na Internet, talvez não saibamos como encontrá-la.

A proposta seria estimular esses profissionais na descoberta de vários modelos de pesquisa, trazendo elementos fundamentais para a elaboração de um plano direcionador nos conceitos de usuabilidade, navegabilidade e compatibilidade, tornando-se apto, rápido e seguro na obtenção dos resultados.

Existe um grande número de operadores do Direito no Brasil e cada vez aumenta mais esse contingente. Somente que, segundo pesquisas, 20% desses profissionais utilizam a Internet como ferramenta imprescindível em seu trabalho, porque não sabem operar ou porque "tradicionalmente" o direito não tem capacidade de absorver as mudanças com a tecnologia.

Tomando as palavras do grande doutrinador Prof. Damásio de Jesus, que divide a sua vida profissional em duas fases: antes e depois da Internet. "os avanços nesse campo são fantásticos. Irrecusáveis. É como realizar uma tarefa em meia hora e ser inventada maneira de fazê-la em dez minutos. Impossível não avançar. A diferença entre a primeira e segunda fase, a anterior com a máquina de escrever e a atual, com o micro, é a mesma entre andar no lombo de um burro e voar num jato. Um abismo. Irreversível."

Hoje navegando-se na Internet em sites brasileiros, já se encontram grande número de endereços jurídicos e que tem aumentado em progressão geométrica nos últimos meses, sinalizando o imenso potencial que a rede representa como meio de comunicação e circulação de informações.

A informatização do escritório de advocacia ou de algum Tribunal e o uso da Internet já se tornaram uma necessidade, e deles não pode prescindir o profissional que deseja manter-se atualizado e acessível à seus clientes e colegas de profissão.

A grande novidade que a Internet está trazendo a todos esses profissionais é a alteração dos padrões convencionais e valores jurídicos. A eliminação de fronteiras comerciais, a velocidade com que se acessam informações no mundo virtual e a infindável gama de negócios jurídicos realizáveis por meio da Internet, denotam a chegada de um tempo em que a justiça das decisões depende da rapidez com que se absorvem as mudanças.

A Pesquisa Jurídica na Internet a